Humanitaire (ONG, Associations, ...), Projet/programme de développement
Responsavel de Seguimento Avaliação e Parcerias do Projeto SQRIBE
Date: 22 Sept 2025
Location: Bissau, Guinea-Bissau
Company: Plan International
The Organisation
Plan International is an independent development and humanitarian organisation that advances children’s rights and equality for girls. We believe in the power and potential of every child but know this is often suppressed by poverty, violence, exclusion and discrimination. And it is girls who are most affected.
Working together with children, young people, supporters and partners, we strive for a just world, tackling the root causes of the challenges girls and vulnerable children face. We support children’s rights from birth until they reach adulthood and we enable children to prepare for and respond to crises and adversity. We drive changes in practice and policy at local, national and global levels using our reach, experience and knowledge.
For over 85 years, we have rallied other determined optimists to transform the lives of all children in more than 80 countries.
We won’t stop until we are all equal.
Posição
Responsavel de Seguimento, Avaliação e Parcerias (MER)
Projeto de Educação Segura, de Qualidade, Resiliente e baseada na Inclusão (SQRIBE)
Departmento
Programa
Reporta ao : Coodenador do Projeto SQRIBE
Supervisão Direta
Coodenador do Projeto SQRIBE &
Diretor de Seguimento e Avaliação
Localização
Required travels: 60%
Data indicativa: Setembro 2025
Grau: 14
Contexto
Trabalhando em 50 países em desenvolvimento em toda África, Ásia e Américas, o Plan international visa alcançar o maior número possível de crianças, particularmente aqueles que são excluídos ou marginalizados com programas de alta qualidade que oferecem benefícios duradouros, aumentando sua renda, trabalhando em parceria com outros e Operando efetivamente.
O departamento de programa do Escritório de País na África Ocidental da Plan International possuem unidades de MER/Parcerias que têm como objetivo, por um lado, melhorar a qualidade e responsabilidade do programa através do apoio e implementação de MER-Parcerias de alta qualidade em programas e projetos e, por outro lado, fornecer evidências para desempenho do programa, planejamento e eficácia das intervenções.
O objetivo do projeto é garantir crianças e jovens vulneráveis e marginalizados de 9 a 15 anos (inclui os últimos 2 anos do ensino fundamental e do ensino fundamental, com atenção para crianças fora da escola, meninas e CcD - observando a interseção de idade, gênero e outros fatores de vulnerabilidade) realizam seus direitos de acesso e benefício de uma educação segura, de qualidade, resiliente e baseada na inclusão.
Dimensões do posto
O responsável de MER-Parcerias é um membro da unidade MER-Parcerias. O papel do MER-Parceiras é garantir a qualidade dos dados do projeto e seguimento das atividades no terreno e apoiar os parceiros do projeto na sua programação e implementação das atividades.
A posição será um funcionário da Plan International Guiné-Bissau baseado no PIIA em Bafata PIIA de acordo com as necessidades do projeto e se dedicará em tempo integral a orientar o trabalho da Plan International na educação segura, de qualidade, resiliente e baseada na inclusão (SQRIBE) financiada pela Irish Aid projeto.
O Responsavel de Monitoria, Avaliação e Parcerias de projeto SQRIBE vai reportar ao Coordenador de projeto e irá trabalhar em colaboração com outras funções e programas da organização;
Será responsável de coordenação da coleta e tratamento de dados a nível do projeto SQRIBE;
Vai dar suporte para a implantação de atividades do projeto no nível do terreno;
Aconselhar a equipa de projeto SQRIBE nas questões de estratégia de seguimento e parcerias II;
Membro da unidade MER-Parcerias e da equipa de unidade PIIA;
Ponto focal de projeto SQRIBE a nivel de PIIA e;
Desenvolver Matriz de gestão do MER-Parcerias do projeto.
Responsabilidades típicas
Garantir que documentação das informações da SQRIBE estejam de acordo com as políticas, procedimentos, regulamentos dos doadores.
Assegurar que o sistems de monitoria e avaliação a ser desenvolvido facilite o seguimento do programa/projeto SQRIBE.
Desenvolver acções consistentes para a monitoria e avaliação pratica do projecto SQRIBE e ainda, o desenvolvimento de atividades incluindo a elaboração dos respectivos relatórios.
Actividade de monitoria de rotina em todas áreas do projeto
Desenhar planos de Monitoria e avaliação que sejam consistentes com a implementação das actividades incluindo o desempenho dos parceiros de projeto SQRIBE.
Garantir a implementação dos planos operacionais anuais, através dos mecanismos de MER-Parcerias e quadro de resultados.
Assegurar a documentação de toda informação relativa a monitoria e avaliação incluindo a elaboração dos respectivos relatórios de implementação.
Apoiar na concepção de novos projectos, definindo novos indicadores, ferramentas e instrumentos para a monitoria e avaliação.
Apoiar na elaboração e desenvolvimento de relatórios narrativos de qualidade, casos e histórias de sucesso, documentação e partilha de boas práticas.
Capacitar pessoal de MER e parceiros de implementação (responsáveis por funções programática) sobre Monitoria e Avaliação, documentação e partilha de informação.
Desenhar e implementar ações para garantir a qualidade dos dados. Conduzir avaliações e auditorias de qualidade dos dados, e assegurar a revisão, limpeza e validação dos dados recolhidos, e manter um registo de todas as revisões efectuadas.
Conceber instrumentos de recolha, análise e divulgação de informação para que seja possível observar e monitorizar os resultados dos projectos a curto, médio e longo prazo.
Desenhar técnicas e ferramentas de recolha de dados e submeter para a validacao de Coordenador de projeto SQRIBE.
Propiciar a avaliação, sistematização e esforços de aprendizagem com o staff de projectos e da Plan, duma forma geral, facilitando a replicabilidade e a escalabilidade.
Desenvolver, juntamente com a equipa de projecto, os termos de referência para as avaliações a realizar, assegurando que cumprem as normas e abordagens de qualidade institucional e, quando apropriado, os requisitos do financiador, e que contribuem sempre para a geração de provas.
Participar no desenvolvimento de materiais de divulgação e manuais de formação e implementacao de um plano de formação interna.
Proteger a integridade da documentação dos programas/projectos durante os processos de implementação, aprendizagem, elaboração de relatórios dos projectos regulares e dos co–financiados.
Fornecer dados sobre o progresso em direção a metas de SQRIBE para o desenvolvimento de planos anuais de Projeto
Contribuir para o desenvolvimento e organizar atualizações dos planos anuais do Projeto.
Garantir a qualidade da base de dados PMERL e SAP no nível Projeto SQRIBE.
Introducao de projeto SQRIBE no PMERL.
Projetar e prestar suporte à implementação de ferramentas de monitoramento participativo.
Desenvolver e monitorar bases de dados para rastreamento de indicadores em projetos de concessão.
Implementar mecanismos de feedback e reclamação para coletar dados sobre percepções e opiniões sobre o trabalho e a abordagem do Plano de comunidades e parceiros;
Assistir o manager do projeto na producao dos relatoriuo mensais, trimestrais, semestrais e anual do projeto ao nivel dos PIIA;
Participar na entrega dos materiais nas comunidades e ajudar na preparacao e ministracao das formacoes a nivel PIIA.
Supervisão direta da posição:
Não applicate
Habilidades, comportamento e experiência necessários para atingir os objetivos da função:
Comunicar de forma clara e eficaz;
Flexível e disposto a aprender e partilhar conhecimento com os colegas;
Demonstra um claro respeito a todos e especialmente a crianças e mulheres sem discriminação;
Demonstra honestidade e transparência em relacao si e outros.
Saber trabalhar em equipa, disposto a buscar resultado coletivo ajustando as suas próprias prioridades, se necessário;
Permanece calmo e positivo sob pressão.
Principais resultados finais da posição
Disseminação de documentos de estudos realizado pelo projeto, incluindo resultados de estudo de linha de base no nível de PIIA e incluir os parceiros no processo;
Coordenar junto aos parceiros a coleta de dados para atividades de avaliação e pesquisa do projeto;
Apoiar no processo de disseminação de resultados de avaliação e pesquisa entre as partes interessadas / parceiros da Plan International;
Assegurar disponibilidade e acessibilidade de informações de monitoramento para avaliação e decisões de gerenciamento em nível de PIIA e com os parceiros;
As barreiras com as quais tem que lidar incluem: monitoramento, avaliação e processos de pesquisa;
Rever os dados fornecedos pelos parceiros e fazer devidas recomendações;
Saber lidar com os problemas ligados a qualidade e a disponibilidade de dados secundários;
Ter uma abordagem pró-ativa e inclusiva
Requisitos:
Licenciatura em estatística, Economia, gestão, administração, ciências sociais e áreas afins;
Mínimo de 2 anos de experiência de trabalho comprovado na monitoria e avaliação de projectos/programas de curto/longo prazo, incluindo a elaboração de relatórios;
Experiência na concepção e aplicação de instrumentos de investigação social, tanto quantitativos como qualitativos;
Experiência comprovada com inquéritos, metodologias de amostragem, recolha de dados, gestão de dados, desenvolvimento de sínteses, análise de dados e elaboração de relatórios;
A sua experiência no tratamento de bases de dados, programas de análise qualitativa, ferramentas de análise e visualização de dados.
A utilização de ferramentas como PMERL ou outras similares é valiosa;
Experiência demonstrada em projectos financeados por doadores externos e no sector das ONG;
Domínio de aplicação prática de abordagens de desenvolvimento participativo, ferramentas de monitoria e avaliação;
Capacidade de realizar tarefas complexas, trabalhar de forma independente e tomar iniciativas;
Boa experiência na capacitação de pessoal e parceiros em M&E;
Capacidade de redacção de relatórios na língua portuguesa e de documentação de informação relevante;
Boa comunicação e conhecimentos informáticos.
Relações de comunicação e trabalho
Contato de alto nível,
interno: a equipa do projeto de nivel CO, coordenador do projeto e os outros membros da unidade MER;
Externo: DREs, Parceiros do projeto, Ministerio de Educação GEPASE, INDE, IGE.
Contato de nível médio: a equipa de operações da PIIA Bafata, os assessores técnicos com base em CO;
Contato de baixo nível: CMT, operações de nível de CO.
valores da Plan International na prática
Somos abertos e responsáveis
Pratico e promovo uma cultura de abertura e transparência dentro da minha equipe e além, incluindo os nossos patrocinadores e doadores.
Eu responsabilizo a mim e a outros a alcançar os mais altos padrões de integridade, especialmente no uso dos nossos recursos.
Eu sou responsável por garantir que sejamos uma organização segura para todas as crianças, meninas e jovens.
Eu sou consistente e justo na maneira como eu trato outras pessoas.
Eu espero que eu e os outros estejamos abertos sobre erros e aprendamos com eles.
Procuramos um impacto duradouro
Eu articulo um propósito claro para o pessoal e defino altas expectativas para o nosso trabalho e seu impacto.
Eu crio um clima de melhoria contínua, aberto ao desafio e novas ideias.
Eu focalizo os recursos para impulsionar a mudança na prática e na política ao nível local, nacional e global, para maximizar o nosso impacto a longo prazo, respondendo rapidamente às necessidades de mudança, novas prioridades ou crises.
Eu uso evidências de dentro e fora da organização para entender as causas das questões, informar decisões e avaliar a eficácia.
Trabalhamos bem juntos
Procuro resultados construtivos nas discussões. Eu desafio suposições mas escuto os outros e estou disposto a compromisso quando é benéfico para o progresso.
Eu construo relacionamentos construtivos em toda a Plan International para apoiar nossos objetivos compartilhados.
Eu desenvolvo relacionamentos de confiança e "win-win" com financiadores, parceiros e comunidades, criando soluções em conjunto para cumprir nossos objetivos e apoiar outros na realização deles.
Eu engajo-me e trabalho bem com outros fora da organização para construir um mundo melhor para as meninas e todas as crianças.
Somos inclusivos e empoderadores
Eu promovo ativamente a diversidade, a igualdade de género e a inclusão, dentro e fora da Plan International.
Escuto com humildade aos outros e apoio aqueles com quem trabalho para participar das decisões, assumir mais responsabilidades e desenvolver o seu potencial.
Eu encorajo um clima que empodera as crianças e jovens como agentes de mudança em suas próprias vidas.
Eu não vou tolerar qualquer forma de bullying, assédio ou discriminação no local de trabalho.
Anti-racismo e equidade
Plan International está empenhada no anti-racismo, inclusão, género e igualdade, tentando construir um ambiente de trabalho mais solidário para todos. Para este fim, as candidaturas de mulheres e grupos marginalizados são fortemente encorajadas.
Ambiente de trabalho
Normal ambiente de escritório e terreno com 30% de viagens extensas em áreas do programa e viagens internacionais ocasionais.
Tipo of contrato:
Contrato por prazo determinado de 12 meses. O salário é baseado no orçamento disponível e no grau
Location: Bafata/Gabu
Type of Role: Seguimento Avaliação do Projeto SQRIBE
Reports to: Coordenador do Projeto SQRIBE
Grade: 14
Closing Date:06/10/2025
Equality, diversity and inclusion is at the very heart of everything that Plan International stands for.
We want Plan International to reflect the diversity of the communities we work with, offering equal opportunities to everyone regardless of age, disability, gender reassignment, marriage and civil partnership, pregnancy and maternity, race, religion or belief, sex or sexual orientation.
Plan International is based on a culture of inclusivity and we strive to create a workplace environment that ensures every team, in every office, in every country, is rich in diverse people, thoughts, and ideas.
We foster an organisational culture that embraces our commitment to racial justice, gender equality, girls’ rights and inclusion.
Plan International believes that in a world where children face so many threats of harm, it is our duty to ensure that we, as an organisation, do everything we can to keep children safe. This means that we have particular responsibilities to children that we come into contact with and we must not contribute in any way to harming or placing children at risk.
A range of pre-employment checks will be undertaken in conformity with Plan International's Safeguarding Children and Young People policy. Plan International also participates in the Inter Agency Misconduct Disclosure Scheme. In line with this scheme we will request information from applicants previous employers about any findings of sexual exploitation, sexual abuse and/or sexual harassment during employment, or incidents under investigation when the applicant left employment. By submitting an application, the job applicant confirms their understanding of these recruitment procedures.
Please note that Plan International will never send unsolicited emails requesting payment from candidates.